Audiência da ANTT em Vitória da Conquista expõe desafios e promessas da nova concessão das BRs 116 e 324
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta quinta-feira (8), uma audiência pública em Vitória da Conquista (BA) para apresentar e discutir o projeto de nova concessão das rodovias BR-116 e BR-324, denominado “Rota 2 de Julho”. O evento ocorreu no auditório do Sincomércio e contou com a presença de autoridades locais, representantes da ANTT e membros da sociedade civil.
Principais pontos apresentados pela ANTT
O projeto de concessão prevê investimentos de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo 663 km de rodovias entre Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. As melhorias incluem 356 km de duplicações, faixas adicionais, passarelas, viadutos e vias laterais, com foco na ampliação da capacidade e na modernização da infraestrutura rodoviária .

O superintendente substituto de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Stéphane Louis Georges, destacou que, nos dois primeiros anos da concessão, não estão previstos investimentos significativos em duplicações ou faixas adicionais. Durante esse período, a manutenção das vias ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que atuará na recuperação do pavimento e em serviços logísticos básicos, como atendimentos médico e mecânico, financiados com recursos públicos e disponibilizados gratuitamente a partir de 15 de maio .
A tarifa-teto proposta para os pedágios é de R$ 0,16 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,21 por quilômetro em pistas duplicadas, valores superiores aos atualmente praticados. A nova concessionária terá dois anos para realizar a manutenção das vias, mas as grandes obras estruturais, como duplicações e construção de viadutos, estão previstas apenas a partir de 2028, caso a concessão seja iniciada em 2026, como estimado .
Reações e demandas locais

Durante a audiência, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e vereadores locais expressaram preocupações quanto às necessidades urgentes de infraestrutura na região. Foram solicitadas intervenções imediatas, como a duplicação da BR-116, construção de viadutos no Anel Rodoviário, melhorias na sinalização e iluminação, além de intervenções no acesso ao Distrito Industrial dos Imborés, conhecido como “Trevo da Morte” devido ao alto índice de acidentes fatais .

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro (PL), entregou um manifesto à ANTT cobrando intervenções definitivas nos acessos viários da cidade. Outros parlamentares também se manifestaram, destacando a importância da duplicação da rodovia e cobrando uma atuação mais eficiente da nova concessionária .

Representantes da sociedade civil, como o articulador do Movimento Duplica Sudoeste, José Maria Caires, manifestaram preocupação com os custos do novo modelo. Ele estima que o número de praças de pedágio pode dobrar, passando de sete para 14, e que o custo de uma viagem de ida e volta entre Vitória da Conquista e Salvador pode chegar a R$ 154,00 com a nova tarifa média .
Próximos passos
A atual concessão, administrada pela ViaBahia, será encerrada em 15 de maio. A partir dessa data, a gestão das rodovias passará temporariamente ao DNIT, e a cobrança de pedágios será suspensa até que uma nova empresa assuma. A ANTT segue recebendo contribuições da sociedade sobre o projeto por meio de sua plataforma oficial. A última audiência pública sobre o tema está prevista para ocorrer em 16 de maio, em Brasília, com possibilidade de participação remota .

A expectativa é de que as demandas apresentadas por Vitória da Conquista e demais municípios impactados sejam consideradas no projeto final da concessão, garantindo melhorias efetivas na infraestrutura e segurança das rodovias.