Bahia tem a segunda maior taxa de mortes entre jovens no Brasil, aponta Atlas da Violência
A Bahia registrou a segunda maior taxa de mortalidade entre jovens no Brasil em 2023. Os dados estão no Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea.
Segundo o levantamento, o estado contabilizou 3.892 mortes de jovens no período, o que representa uma taxa de 113,7 homicídios a cada 100 mil pessoas nessa faixa etária. O índice é quase três vezes maior que a média nacional, que foi de 45,1 por 100 mil jovens. A taxa na Bahia também é 12 vezes maior que a de São Paulo, estado com o menor índice do país.
Ainda de acordo com o relatório, os homens são as principais vítimas, com taxa de 220,6 mortes por 100 mil — quase o dobro da média geral. Apesar dos números elevados, houve uma redução de 3,4% nas mortes de jovens em relação a 2022.
As mortes violentas continuam sendo a principal causa dos óbitos entre jovens. O uso de armas de fogo lidera entre os meios utilizados, seguido por objetos perfurantes e contundentes.
No ranking nacional, a Bahia aparece como o estado com o maior número absoluto de homicídios em 2023: foram 6.616 registros. Em seguida, vêm Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Ceará.
Apesar dos números, o Atlas aponta uma tendência de queda nas mortes violentas em todo o país. Entre os fatores, estão o envelhecimento da população e o avanço das políticas de segurança pública em diversas regiões.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que houve redução nas mortes violentas em Salvador e na Região Metropolitana. Entre janeiro e abril deste ano, a capital baiana teve queda de 12,6%, e a RMS, de 15,7%. No estado, a redução foi de 10,4%.
A SSP-BA também destacou que os crimes graves contra a vida recuaram 6% em 2023 e 8,2% em 2024. A pasta atribui os resultados à contratação de 6 mil novos profissionais de segurança, além de investimentos em tecnologia, capacitação e ações de inteligência.