Prefeitura divulga balanço sobre as chuvas dos últimos dias em Conquista
A Prefeitura de Vitória da Conquista, através do Comitê de Gestão de Crise, divulgou na manhã desta terça-feira (13) um relatório sobre os efeitos das fortes chuvas que começaram na noite de ontem (12). Durante a coletiva de imprensa no Muralha Digital, na Avenida Juracy Magalhães, foram apresentados dados sobre a chuva e as ações para mitigar os impactos para a população.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação média nas últimas seis horas foi de 20,45 mm. Os bairros mais impactados foram Patagônia (24,24 mm), Recreio (23,24 mm) e Centro (22,26 mm). O acúmulo de chuva nas últimas 12 horas foi de 89,35 mm, e o total dos últimos três dias chegou a 150,23 mm.
O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, explicou que as chuvas mais intensas aconteceram durante a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira. Ele ressaltou que o Comitê de Gestão de Crise está monitorando tanto áreas urbanas quanto rurais, tomando as medidas necessárias para assegurar a segurança dos residentes.
Entre as iniciativas adotadas, está a interdição da estrada principal que leva ao distrito de Bate-Pé, além de atendimento a incidentes como o desabamento parcial de uma casa no povoado de Gameleira e alagamentos que afetaram 10 casas no distrito de José Gonçalves.
“As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Defesa Civil, estão prestando assistência nas áreas mais afetadas. Moradores de casas alagadas receberam orientação para contatar a Defesa Civil se a situação persistir, e uma estrutura temporária está sendo montada para acolher aqueles que precisarem sair de suas casas por motivos de segurança”, disse o engenheiro.
Gabriel Queiroz também falou sobre o planejamento da Prefeitura para a temporada chuvosa: “Na segunda-feira, houve um aumento significativo na precipitação, com acumulados de cerca de 90 milímetros em algumas áreas da cidade em um período de 6 horas. A Prefeitura vem se preparando desde novembro para as chuvas e intensificou as ações preventivas e de resposta neste período. A população pode ficar tranquila e, em caso de qualquer problema, deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp 9885657”, afirmou.
O município permanecerá em alerta laranja até esta terça-feira (14), com previsões de chuva até sexta-feira (17).