Vitória da Conquista passa por reestruturação administrativa para melhorar serviços públicos
A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início a uma ampla reforma administrativa. A prefeita Sheila Lemos sancionou, nesta segunda-feira, as leis que reestruturam a organização do Executivo Municipal. As mudanças passam a valer a partir desta terça-feira.
Entre as principais novidades está a criação da Secretaria Municipal de Esportes. Com isso, a antiga Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer passa a focar exclusivamente na área cultural, sendo renomeada para Secretaria Municipal de Cultura. O novo titular da pasta do Esporte é o ex-vereador Chico Estrella.
Além disso, foram criadas duas secretarias especiais dentro do Gabinete da Chefia do Poder Executivo: a de Transformação Pública e a de Relações Institucionais. A primeira será responsável por modernizar os serviços públicos e propor soluções para tornar a gestão mais eficiente. Já a Secretaria de Relações Institucionais atuará na articulação política, captação de recursos e fortalecimento do diálogo com a sociedade civil.

“A gente quer que o serviço público tenha uma qualidade de excelência, para que as pessoas tenham satisfação quando forem aos espaços públicos ou acessarem esses serviços de forma digital”, explicou a prefeita Sheila Lemos.
A Casa Civil, agora com status de secretaria, será responsável por assessorar diretamente a prefeita nas decisões estratégicas do governo. A estrutura do gabinete também inclui a Procuradoria-Geral do Município, o Gabinete do Vice-Prefeito, a Assessoria de Comunicação e uma nova coordenação de Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Secretaria Municipal de Comunicação também passou por mudanças. Com um novo organograma, a pasta deve aprimorar a comunicação institucional e garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Segundo a prefeita, essa é apenas a primeira etapa da reforma, que tem como foco aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.