Vitória da Conquista registra queda de 50% nos homicídios e se torna a cidade mais segura da Bahia entre municípios com mais de 100 mil habitantes
Relatórios divulgados pelo Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-SO) indicam uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Vitória da Conquista e em outros municípios da região sudoeste da Bahia nos primeiros quatro meses de 2025.
De acordo com os dados, Vitória da Conquista apresentou uma queda de 50% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2024. O número de casos caiu de 22 para 11. Abril foi o mês com melhor desempenho, com redução de 72% nos CVLI, passando de 7 ocorrências em 2024 para 2 neste ano. Em fevereiro, a queda foi de 60% (de 5 para 2 casos), e em março, de 37,5% (de 8 para 5 casos).

No contexto estadual, Vitória da Conquista se destaca por registrar, atualmente, o menor número de homicídios entre as cidades baianas com população superior a 100 mil habitantes.
Segundo a Polícia Militar, os resultados são atribuídos ao fortalecimento de estratégias de segurança pública, como o uso de inteligência policial, ampliação das ações preventivas, operações direcionadas em áreas críticas e aumento do efetivo nas ruas. As medidas vêm sendo implementadas desde junho de 2024, quando o coronel Paulo Guimarães assumiu o comando do CPR-SO.

A redução da violência também foi observada em outros municípios da região. Em Jequié, por exemplo, os homicídios zeraram em abril, após o registro de 6 casos no mesmo mês do ano anterior. Nos meses de fevereiro e março, também houve queda: de 8 para 5 e de 6 para 4 casos, respectivamente.
Em toda a região sudoeste, o número de CVLI caiu 27% em comparação com os quatro primeiros meses de 2024. Segundo o CPR-SO, os dados refletem os esforços de articulação entre policiamento ostensivo, planejamento tático e cooperação com a sociedade civil.