Filhos de Gandhy proíbe participação de homens trans em desfile de Carnaval
Os integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy receberam uma notícia controversa nesta segunda-feira (24), às vésperas do Carnaval de Salvador. O grupo anunciou que somente homens cisgêneros poderão participar do desfile deste ano.
O comunicado, publicado pelo site Dois Terços, afirma que, “conforme o artigo 5º do Estatuto Social, apenas pessoas do sexo masculino cisgênero podem se associar. Assim, a venda de passaportes será restrita a esse público”.
Até o fechamento desta matéria, a direção do Afoxé não havia se manifestado sobre o ocorrido. O fato ganhou repercussão nas redes sociais.
Em agosto de 2023, o Plenário do STF decidiu que atos discriminatórios contra a comunidade LGBTQIAPN+ podem ser classificados como injúria racial. A resolução ocorreu em uma sessão virtual finalizada naquele mês, durante o julgamento de embargos de declaração apresentados pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) em relação ao Mandado de Injunção (MI) 4733.